Pico da Pedra

A freguesia do Pico da Pedra situa-se no interior da costa norte da Ilha de São Miguel, Açores, e dista 8 km de Ponta Delgada e 10 Km da sede do concelho, a cidade da Ribeira Grande.
A área da localidade é de 6,5 quilómetros quadrados, confrontando a Norte e Oeste com as freguesias de Calhetas e Fenais da Luz; a Sul com as de Fajã de Cima, São Roque e Livramento e a Este com a Vila de Rabo de Peixe.
A origem do seu nome parece derivar do monte de 234 metros de altitude a sul do povoado, fruto de uma erupção vulcânica, anterior ao descobrimento da ilha, que espalhou escórias basálticas e lavas pelas redondezas.

Embora os dados oficiais apontem para 2426 habitantes, este número tem vindo a aumentar nos últimos anos, prevendo-se neste momento que habitem mais de 3000 pessoas.
O povoamento da localidade ter-se-á iniciado no séc. XVI.
Nas últimas décadas, a população do Pico da Pedra passou gradualmente de uma população tipicamente rural, dedicada na sua maioria à agricultura e pecuária, para uma população que se dedica essencialmente à prestação de serviços, empregada, maioritariamente na cidade de Ponta Delgada. Nessa época, desenvolveram-se na freguesia uma série de iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida no Pico da Pedra: Centro Social, Cooperativas de Habitação e Consumo, campos para a prática do desporto, Casa do Povo com as valências de Creche, CATL e Centro de Dia e de Convívio para Idosos, Boletim Informativo, etc.