Centro de Actividades Tempos Livres

O Centro de Animação de Tempos Livres – CATL “Pedrinha Mágica”- é uma valência com capacidade para acolher 35 crianças do 1º ciclo do ensino básico, e tem como objectivos, não só proporcionar tempos de lazer, como também desenvolver actividades a nível escolar, num ambiente de bem-estar e segurança, nos períodos extra-escolares e noutros tempos disponíveis.

Com a evolução da nossa sociedade e com as mudanças surgidas na estrutura familiar, considera-se que este Centro é um bem necessário a muitas famílias, pois ocupa as crianças nos seus tempos livres, assim como garante a sua protecção e alimentação, enquanto os pais se encontram no trabalho.

O CATL é um espaço educativo composto por cinco salas de actividades, um refeitório, casas de banho e um espaço exterior com parque infantil e campo de jogos.

Pensado e organizado em função da criança, esta valência é um local privilegiado para a realização de actividades lúdico-pedagógicas, que têm como objectivo proporcionar experiências diversificadas, permitindo à criança um desenvolvimento harmonioso, nos domínios sócio-afectivo, psicomotor e intelectual.

Estas actividades têm como base o Brincar e o Jogar, uma vez que, ao mesmo tempo que brinca, a criança incorpora valores, conceitos e conteúdos que a levam a descobrir o seu papel no mundo e a desenvolver uma aprendizagem efectiva, de uma forma divertida.

Assim sendo, num ambiente alegre, colorido e acolhedor, o CATL, para além de dar continuidade às aprendizagens realizadas na escola, é um espaço, preferencialmente, direccionado a actividades de carácter lúdico onde se considera o interesse da criança, para que esta possa ter um papel activo na construção do seu conhecimento.