Creche Pedrinha Mágica

Inaugurada no dia 29 de Novembro de 2008, a Creche Pedrinha Mágica é uma das valências mais recentes da casa do Povo de Pico da Pedra. Esta valência assegura a educação de 35 crianças (dos 4 meses aos 2 anos de idade), sendo composto por três salas, uma sala de bebés, uma sala de um ano e outra sala de dois anos, um refeitório; três dormitórios (um para cada sala), casas de banho, e um espaço exterior de recreio amplo. O acelerado ritmo de vida imposto pelos tempos modernos, deixa cada vez menos tempo disponível aos pais para o partilharem com os seus filhos, e para lhes darem a atenção de que tanto necessitam para o sei desenvolvimento. Desta forma, surge então a creche, como uma Instituição com grande importância na vida das crianças e na formação da sua personalidade, apesar de não pretender substituir os pais.

Nos dias de hoje, a Creche é considerada um recurso essencial da comunidade, actuando ao serviço da família e representando uma resposta educativa muito além da simples substituição da família.

Permitindo uma comunicação permanente e uma socialização constante, de forma a proporcionar um desenvolvimento adequado à criança, a Creche tem como objectivo proporcionar actividades diversificadas, que favoreçam por um lado o contacto físico entre criança-adulto e, por outro lado, um desenvolvimento global.

Dentro dessas actividades, está inserida a actividade lúdica, muito associada ao prazer, à tranquilidade, à criatividade e à descoberta, para além dos elementos de partilha de aprendizagem democrática, de exercício, de tolerância, que são cada vez mais um bem necessário para enfrentar as dificuldades e as contrariedades do dia-a-dia, apara além de que, quando brinca, a criança aprende a e começa a formar o seu carácter.

É através do jogo e da manipulação dos objectos com diferentes texturas, cores, forma-se tamanhos, que a criança adquire uma valiosíssima informação. Para além, de a divertir, o jogo estimula o seu crescimento integral, levando-a a descobrir o que arodeia, e ensinando-a a relacionar-se com os outros.

O jogo permite à criança conhecer as suas possibilidades reais, as suas limitações e a sua capacidade de acção individual ou de equipa. Acima de tudo, aprende a desenvolver estratégias para contornar obstáculos e superar/ultrapassar dificuldades, aprendizagens estas que serão tomadas como exemplo ao longo da vida.

A Creche apresenta deste modo, um papel vital de satisfazer as necessidades básicas de cada criança, garantindo, num ambiente seguro e mudável, o desenvolvimento de todas a s suas potencialidades e competências da criança. O carácter educativo da Creche engloba, por isso mesmo, tudo o que acontece no seu dia-a-dia, organizando e planificando tendo em vista os interesses e necessidades de aprendizagem pessoal e social, expressão e comunicação e conhecimento do mundo.